sexta-feira, 12 de outubro de 2007

História do Nosso Clube

C.F. ESTRELA DA AMADORA

Ao cuidado da claque: Magia Tricolor


Disponibilizei-me para relatar a forma como nasceu o nosso querido clube. Antes de iniciar a narrativa convém dizer que o faço com enorme prazer, na esperança que dentro do vosso Grupo, apareça meia de dúzia de outros Augusto Santos "Cuca" que adora o clube devotadamente, com o devido respeito por todos, devo dizer que o ESTRELINHA representa para mim "A menina dos meus olhos".

Posto isto, vamos à História.
Decorria o mês de Janeiro do longínquo Ano de 1932; quando um Grupo de jovens (7) se reuniram na Tasca do Zé D´ ABREU, para fundarem ou formar um Clube Desportivo. Isto passou-se no Dia 22 de Janeiro de 1932 "Os 7 magníficos" eram: Júlio da Conceição, António Carreira, José da Vitela, Vitorino das Águas e Cecílio de Oliveira. Todos eles já não pertencem ao mundo dos vivos. O último a deixar-nos, foi o amigo Júlio da Conceição, de longe o mais carismático de todos os fundadores. Foi o Sócio nº1, durante 74 anos. A Tasca do Zé d´Abreu;(extinta) era na antiga Porcalhota, esquina ou Gaveto com a estrada da Falagueira.
O nome do Clube foi escolhido por Júlio da Conceição e de uma forma, originalíssima. Era início de uma noite Estrelada, Ti-Júlio olhando para o céu disse para os restantes companheiros "Já temos nome para o nosso Clube " apontando para as Estrelas disse; "Vai chamar-se Estrela Futebol Clube" e todos concordaram.
Só em 1941, o nosso Clube foi Registado na Conservatória do Registo Central de Lisboa, já com o actual nome CLUBE FUTEBOL ESTRELA DA AMADORA.
Militámos nas Divisões Distritais 37 Anos, só em 1978, Subimos a 3ªDivisão Nacional.
10 Anos depois, isto em 1987/1988 a grande meta foi atingida 1º Divisão Nacional.
De degrau em degrau, o Estrela, construía alianças e, fazia-se respeitar e em Junho de 1990 No estádio Nacional (Jamor) Alcançou o seu maior feito da história vencendo a Taça de Portugal frente ao Farense Final e Finalíssima:
FINAL: Estrela 1-1 Farense
(Nelson Borges) (Fernando Cruz)

FINALÍSSIMA: Estrela 2-0 Farense
(Paulo Bento na 1ª Parte e na 2ªParte um golo espectacular de Ricardo um chapéu de Aba-larga ao Guarda Redes, Lemajic)

Foi das Finais mais linda que o Jamor teve em toda a sua existência.
O Estrela, nesta altura em Portugal, era o Clube da Moda, participámos na Taça UEFA 90/91, eliminámos os Suíços do Neuchatel 1-1 na Suíça (golo de Valério) e 0-0 na Reboleira.
Na eliminatória seguinte fomos eliminados pelos Belgas do Standard de Liegea.

No decorrer dos seus 75 Anos de existência, o Estrela teve três Presidentes de Direcção, que merecem ser referenciados neste Texto:

1º JOSÉ FEITEIRA DA SILVA
2º JOÃO JOSÉ DA CONCEIÇÃO GOMES
3º O actual ANTÓNIO OLIVEIRA

Todos eles fizeram coisas muito importantes para o desenvolvimento do clube, tudo relacionado com as respectivas épocas.
No entanto é de bom senso referir todos os restantes presidentes que serviram e honraram Os Ideais do C.F. Estrela da Amadora.

Fica aqui em traços largos alguns detalhes da história do Estrela da Amadora.

Faço votos que a Magia Tricolor engrosse a sua coluna de apoio ao porta estandarte da cidade da Amadora


Texto Original do Sócio nº64
Augusto Henriques dos Santos "Cuca"


Com saudações Estrelistas para o Presidente da Câmara Sr. Joaquim Raposo e para todas as Forças Vivas da nossa querida Cidade.

VIVA-O-ESTRELA
12/10/07

3 comentários:

Anónimo disse...

Bom texto.

Tive o prazer de assistir ao Estrela em ambos os jogos do Jamor e os 4 jogos da Taça das Taças (extinta: no texto diz taça uefa por engano). Contra o Neuchatel Xamax em casa, também ficou 1-1 (golo de Ricky).

E em Neuchatel, o Vital substituiu o Melo na baliza e foi defender 2 penaltis.

3/4 do estádio estava com portugueses. Foi lindo. Havia mais torcedores estrelistas ali na Suiça (graças aos emigrantes) do que alguma vez houve no Estádio José Gomes.

Borrou a pintura, na Bélgica, contra o FC Liége, que foi muito inseguro e perdemos 2-0.
Na 2ª mão, vencemos por 1-0, golo de Duilio de livre.

Anónimo disse...

Para sempre Estrela da Amadora e Para sempre Cuca. Magia Eternamente

Unknown disse...

Que saudades das tardes e noites de jogos no José Gomes, e das bejecas no Del Negro